Artemísia: A reguladora dos ciclos femininos

//

Marilua Feitoza

Esta é a Artemisia vulgares. Nasce espontânea no Brasil. Maravilhosa para tratar problemas de útero e ovário.

Ela é reguladora dos ciclos femininos, uma planta poderosa para problemas de útero e ovários. Muito conhecida pelas mulheres desde os tempos da antiguidade, pois sua infusão era e ainda é comumente utilizada pelas parteiras durante o trabalho de parto; na medicina caseira, tem ótimos resultados para cólicas mestruais e renais – é reguladora dos ciclos da mulher.

A Artemísia é uma planta poderosa! É o arquétipo da Mulher Guerreira. Ajuda no despertar da intuição feminina, dá força para agir nos momentos em que mais precisamos ter coragem para guerrear, para conquistar os nossos espaços, nossos objetivos.

Uma planta delicada, de odor forte, característico, único; usada pelas mulheres da Antiguidade para tratar doenças ginecológicas, para afugentar as traças e bichinhos indesejáveis de dentro da casa.

Na ginecologia natural do século 21, a Artemísia é uma das plantas mais recomendadas para vaporização do útero. A vaporização uma técnica antiga, uma sabedoria ancestral que consiste em fazer uma sauna íntima com ervas e vapor. É um tratamento da ginecologia natural voltado para a purificação fisica e energética do corpo, limpando não só de bactérias e fungos indesejados, mas também de padrões emocionais adoecidos, como também as memórias uterinas que já não nos servem mais.

Voltando a falar mais especificamente da Artemísia. Existem algumas variedades deste gênero botânico no Reino Vegetal, e todas têm propriedades medicinais parecidas (no final deste texto elencarei algumas espécies com seus nomes científicos). Ela é uma planta que, para mim, é sinônimo de resistência, cresce espontaneamente em locais pedregosos da Europa, Ásia e norte da África.

No Brasil, naturalizou-se a variedade Artemisia vulgaris, isso significa que, mesmo tendo origem na Europa, está aqui há tanto tempo que passou a nascer espontaneamente em pastos, terrenos baldios e quintais do Sul e Sudeste. Eu digo que ela é a nossa Artemísia, aquela que nasce até em fresta das calçadas: é rústica, indomável, forte, sem frescura. Conhecida popularmente como Artemísia-comum, Artemísia-verdadeira, Losna.

Na região onde eu moro, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, a Artemisia vulgaris nasce espontânea. Tenho feitos incensos naturais e secado para armazenar a planta por mais tempo, assim, tenho garantido a erva da deusa para banhos terapêuticos, vaporização, escalda-pés e eventualmente infusões (a Artemísia em altas doses por ser tóxica, cuidado para não exagerar na ingestão da infusão).

Ter Artemísia no jardim, também significa proteção para as outras plantas, pois ela repele insetos, afastando pulgões e nematóides. É uma planta companheira incrível! E para finalizar minha homenagem à essa erva ancestral, deixo aqui uma receitinha mágica para equilibrar o ambiente da sua casa e/ou do seu trabalho.

Receita de Aromatizador de Ambientes

Em um borrifador de vidro, acresceste álcool de cereais e raminhos frescos de Artemísia e Manjericão. Deixe descansar por três dias e utilize para elevar a energia e apaziguar os ambientes. Você pode substituir os raminhos por óleo essencial.

Algumas variedades da Artemísia:
  • Artemisia vulgaris
  • Artemisia annua
  • Artemisia absinthium
  • Artemisia alba

Um forte abraço!

Marilua

Donate
Address
Address

Donate Today