Banho de ervas

//

Marilua Feitoza

Alecrim é expectorante, melhora o humor e traz energia.

O uso de banho de ervas para fortalecimento do corpo ou para renovar as energias é conhecido desde os tempos antigos. Por esse motivo, suas propriedades e benefícios ultrapassam a barreira do tempo, sendo transmitidos por gerações. É uma prática ancestral que ajuda na conexão com a natureza e com a manutenção da saúde.

O banho de erva é também usado para tratar doenças, promovendo, ainda, equilíbrio físico e mental. É comum entre as comunidades tradicionais o uso do banho de chá de ervas para tratar doenças da pele, gripes, resfriados entre outros.

Quando as crianças aqui em casa começam a ficar resfriadas, recorro imediatamente ao banho de manjericão cravo (Ocimum gratissimum): é conhecido como alfavacão – um manjericão nativo do Brasil, comumente cultivado em hortas e quintais. O banho com manjericão-cravo é antigripal, indicado para crianças a partir de 1 ano.

Quando preciso acalmar o coração e a mente, tomo banho de chá de camomila. É tiro e queda! Na hora que preciso relaxar e expectorar, é o banho de menta/hortelã (qualquer uma das suas variedades) que me auxilia nesse processo. É simples e eficaz.

Abaixo, uma lista de plantas e suas funções terapêuticas e vibracionais – para você começar desde já com seus rituais com as ervas de poder.

Alecrim: Atrai prosperidade, abre caminhos, afasta tristeza e atrai alegria. É expectorante, ajuda na imunidade.

Artemísia: Erva da mulher guerreira, que precisa de empoderamento para cumprir seus objetivos. Trata ansiedade, desperta a intuição feminina.

Arruda: Alto poder de limpeza em banhos e defumações.

Alho: Libertação energética. Afasta o mal. É bactericida e antifúngico.

Hortelã: Estimulante muito poderoso em todos os sentidos da vida. Anima e levanta o astral. É expectorante, libera as vias nasais.

Lavanda: Acalmadora do espírito, tranquiliza as situações difíceis. É ansiolítica, combate insônia; trata dores nas costas.

Manjericão: traz harmonia ao lar, à família, pode ser utilizado em todos os banhos como um excelente equilibrador energético. É bactericida, trata gripes e resfriados.

Sálvia: Erva que conecta à sabedoria e à ancestralidade. Elevadora da vibração espiritual. Ajuda a combater ansiedade em mulheres que estão passando pela menopausa.

O preparo da infusão para o banho

O banho de ervas é feito a partir de uma infusão ou decocção de plantas. Aqueça dois litros de água no fogão. Quando a água levantar fervura, desligar o fogo e acrescente um punhado generoso de ervas: você pode escolher uma apenas ou fazer combinações. Pode usar a planta fresca ou desidratada. Tampe a panela e deixe descansar até amornar.

 Como tomar o banho de ervas

Para banhos com finalidade energética, de cura emocional e espiritual, eu recomendo da seguinte forma: tome um banho normal, como diariamente, e em seguida, jogue a água morninha desse poderoso chá de ervas do pescoço para baixo (o ideal é coar a infusão antes de usá-la). Não se enxágue após o banho, só se enxugue ou deixe secar naturalmente. Durante o ritual, faça as suas preces, rezos e mentalizações pedindo saúde e o que mais você desejar.

Para banhos com finalidade de cura física, eu recomendo da seguinte forma: tome um banho normal, como diariamente, e em seguida, jogue a água morninha desse poderoso chá de ervas lavando a cabeça. Não se enxágue após o banho, só se enxugue normalmente.

O banho de ervas pode ser feito sempre que você sentir necessidade, dependendo do que você deseja atrair ou afastar. Esse mesmo preparo serve para o escalda-pés.

O manjericão-cravo é um ótimo anti-gripal para crianças.

Um forte abraço!

Marilua Feitoza

Donate
Address
Address

Donate Today