Conheça a ação antidepressiva e analgésica do Gengibre-concha

//

Marilua Feitoza

Nome científico: Alpinia zerumbet (Pers.) BLBurtt & RMSm.

Sinonímia: Alpinia cristata Griff.; Alpinia engleriana K. Schum.;Alpinia fimbriata Gagnep.

Nome popular: Gengibre-concha, colônia, alpínia.

Família botânica: Zingiberaceae.

Parte medicinal: Folha, rizoma, flor, fruto, semente.

Formas de uso: Chá, tintura, cataplasma, pomada, compressa.

Indicações: Reumatismo, artrite, artrose, dores de coluna, gripe, resfriado, ansiedade, depressão e fibromialgia.

Contraindicações: Estudos de toxicidade, especialmente com o chá, demonstram ausência de toxicidade significativa em voluntários sadios em períodos curtos. Seu uso interno é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes.

Conhecida popularmente como gengibre-concha ou colônia, a Alpinia zerumbet é uma espécie ornamental e medicinal perene, distribuída na América do Sul, Oceania e Ásia. No Brasil, inclusive, esta planta é amplamente cultivada em jardins, além de ser utilizada no paisagismo tropical.

A alpínia zerumbet possui folhas totlmente verdes ou manchadas (como verificado na imagem)

As folhas, rizomas, flores e sementes do gengibre-concha são comumente utilizadas de diferentes formas na medicina caseira. O chá das folhas, por exemplo, é popularmente empregado como tônico anti-hipertensivo e diurético. As folhas, em forma de chá e xarope, também são consumidas como remédio herbal para gripes e resfriados.

Os rizomas, por sua vez, são comumente utilizados em forma de chá e tintura (ingestão) e óleo essencial (aplicação tópica) no tratamento de reumatismo, artrite e artrose. As sementes são indicadas para a prevenção e o tratamento secundário de doenças cardiovasculares, e as flores, no tratamento de bronquite (chá e xarope).

Das folhas e flores do gengibre-concha pode-se preparar chás, garrafadas, xaropes, catapaslmas e tinturas

A Alpinia zerumbet possui ação ansiolítica e antidepressiva cientificamente comprovada. O chá das folhas e dos rizomas potencializa a atividade da noradrenalina, um neurotransmissor que afeta o humor, o estado de alerta e a função cognitiva.

Fitoterápicos à base da planta combatem os radicais livres e protegem as células cerebrais contra danos; reduzem a inflamação no cérebro, auxiliando no combate à depressão e prevenindo o declínio cognitivo em idosos.

Chás, banhos, e o uso tópico do óleo essencial de gengibre-concha (diluído em base vegetal) são indicados para o tratamento da fibromialgia, atuando sobretudo no alívio da dor e no relaxamento muscular.

Referências bibliográficas

  1. Ferreira FDS, Silva PHFD, Mattos JLAD, Resende ADC, Ognibene DT, Costa CAD, et al. Efeitos ansiolíticos e antidepressivos de Alpinia zerumbet: uma revisão da literatura. Annu Res Rev Biol. 2024;39(10):p. 36-51.
  2. Nishidono Y, Tanaka K. Phytochemicals of Alpinia zerumbet: A Review. Molecules. 2024 Jun 14;29(12):2845. doi: 10.3390/molecules29122845. PMID: 38930910; PMCID: PMC11206972.

Deixe um comentário


Logo Marilua
Conheça meus Livros