Descoberto há quase 5 mil anos, pelos chineses, o chá a base da planta Camellia sinensis, é a bebida mais consumida do mundo: cerca de 3 milhões de toneladas são produzidas por ano. Existem 6 tipos de chás feitos da Camellia sinensis: branco, verde, amarelo, oolong, preto, escuro. A diferença entre eles está na forma em que as folhas são processadas e na época em que são colhidas; bem como o método de preparo, ferramentas utilizadas, o que torna cada chá único e especial.
Para quem aprecia o mundo dos chás, é possível vivenciar essa arte milenar no Brasil, na cidade de Registro – SP, onde acontece anualmente a Rota do Chá, uma visita guiada às principais fazendas produtoras e fábricas de chás da região, onde as pessoas acompanham desde a colheita até o processamento da Camellia sinensis.
Na verdade, quase todo mundo classifica as infusões de chá. Mas como já mostrei aqui, o chá mesmo é da planta Camellia sinensis,e qualquer processo fora disso é infusão ou decocção. O que todas essas bebidas têm em comum, é o efeito terapêutico. Quimicamente, uma infusão é a bebida que resulta da imersão de alguns ingredientes em água quente, morna ou fria – e pode ser feita com uma infinidade de plantas medicinais e aromáticas.
Os chamados blends são misturas de chás diferentes na mesma bebida, ou infusões com plantas misturadas a frutas, especiarias ou flores; usadas para dar mais sabor e aroma. Essas misturas são ótimas opções para quem não está habituado ao sabor dos chás puros, além de trazer ainda mais nutrientes e antioxidantes pelo acréscimo das frutas e especiarias, além de ficarem ótimas geladas.
Infusão e deccoção
São formas diferentes de extrair da planta as propriedades medicinais e nutricionais. Na infusão, a água é aquecida até ponto de fervura (quando começam a se formar bolhas no fundo da chaleira), então a água quente é adicionada sobre a planta e a mistura fica em repouso por alguns minutos, de preferência tampada. Esta técnica é geralmente aplicada para preparação de chás de folhas, flores e frutos moídos e preserva o óleo essencial da planta. Já na decocção as partes da planta são fervidas junto com a água por alguns minutos. Esta técnica é aplicada geralmente para o preparo de chás das cascas, raízes ou pedaços de caule, que por serem mais duros precisam de um método mais rigoroso para a extração.
Encantadora de Chás
Para falar mais sobre mundo dos chás e infusões, convidei a francesa Gaëlle Artemis, a Encantadora de Chás. Ela mora atualmente em São Paulo, mas foi na França, na casa da avó brasileira, que teve os primeiros contatos com as infusões: “Quando eu ia na casa da minha avó, sempre tinha uma infusão à noite de qualquer tipo de planta”, relembra saudosa. “O mundo dos chás sempre me fascinou muito, até que um dia fiz um curso de especialista de chás (sommelier). Agora estou estudando fitoterapia para aprender mais sobre as plantas e seu poder medicinal”, conta feliz da vida.
Pensando no Verão e nas altas temperaturas, pedi para a Gaëlle nos ensinar algumas receitas de infusões geladas. Inclusive, essa sugestão de tema, foi enviada pela jornalista Cinthia Guimarães, uma amazonense que deseja inserir cada vez mais os chás e infusões no seu dia a dia.
Receitas de infusões geladas
(Por Gaëlle Artemis)
O primeiro passo, é fazer um chá quente e deixar ele esfriar até temperatura ambiente, para depois jogar pedrinhas de gelo. Nesse método recomendo fazer uma infusão mais concentrada, já que depois o líquido vai ser diluído com o gelo.
O segundo método, que é bem prático e eu uso com muita frequência: é o cold brew ou método de infusão a frio. Para fazer, basta pegar um punhado de ervas da sua preferência, jogar em uma garrafa, colocar água e deixar descansar na geladeira de 8h a 24h. Depois é só coar e beber, simples assim!
Infusão de casca de abacaxi com hortelã
A casca do abacaxi é a melhor parte desta fruta para utilizar nas infusões. Vamos precisar:
- Da casca de um abacaxi
- 700 ml de água
- 5 ramos de hortelã
Quando a água estiver fervendo, acrescente a casca do abacaxi e deixe de 10 a15 minutos. Desligue o fogo e coloque a hortelã. Deixe descansar por 5 minutos. Deixar a infusão esfriar e acrescentar gelo a gosto.
Chá verde gelado
Vou dar uma dica: tente fazer essa receita utilizando um chá-verde japonês tipo Banchá (que é mais baratinho e se encontra fácil no mercado) ou um chá-verde chinês. Assim vai poder perceber a diferença dos dois. Vamos precisar de:
- 1 litro de água
- 10 gramas de chá-verde
- 1 limão
- Algumas fatias de pepino
Nesta receita, faremos o método de extração a frio. Eu costumo preparar à noite e de manhã já está pronto! Em uma garrafa ou jarra, acrescente o chá-verde e a água. Leve à geladeira e deixe por no mínimo 8h descansando. Na hora de servir é só coar o chá, colocar um pouco de gelo, fatias de pepino (que depois eu adoro comer) e o limão espremido. Está pronto! Delicioso e refrescante, aproveite!
Um forte abraço!
Marilua Feitoza