Cuidados simples e naturais para o bem-estar na menopausa

//

Marilua Feitoza

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher que marca o fim da menstruação e do período reprodutivo. Ela acontece quando os ovários deixam de produzir estrogênio e progesterona (hormônios femininos) em quantidades suficientes para manter o ciclo menstrual. Clinicamente, a menopausa é diagnosticada quando a mulher permanece 12 meses consecutivos sem menstruar, geralmente entre os 45 e 55 anos de idade (a média é por volta dos 51 anos). Antes dela, há uma fase chamada climatério, que corresponde ao período de transição em que os ciclos tornam-se irregulares e os sintomas começam a se manifestar.

Clinicamente, a menopausa é diagnosticada quando a mulher permanece 12 meses consecutivos sem menstruar

Tanto o climatério quanto a menopausa podem ser marcados por sintomas desconfortáveis, como por exemplo, calor intenso, ansiedade, depressão, secura vaginal, falta de libido entre outros. No Ocidente, a menopausa ainda é considerado um tabu. No Brasil, por exemplo, o climatério e a menopausa são considerados doença por uma boa parcela das mulheres e da classe médica. Geralmente esse assunto está vinculado a uma excessiva valorização da juventude e da beleza, o que faz com que a sociedade perceba o envelhecimento como um problema.

A boa notícia é que é possível passar por essa fase apoiando-se em uma boa alimentação e nas plantas medicinais por meio da fitoterapia. Existem inúmeros alimentos e plantas medicinais que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da mulher no climatério e na menopausa.

Alimentação

Uma alimentação adequada nessa fase transitória da vida da mulher, pode ajudar a conter os calorões, a ansiedade, a dor de cabeça e, inclusive, a melhorar a libido. Entre os alimentos indicados estão a soja orgânica, a linhaça, ervilha, lentilha, feijão, grão-de-bico, semente de girassol e cereais integrais (arroz, quinoa e aveia). Frutas e verduras vermelhas, alaranjadas e amarelas, podem ser muito benéficas durante a menopausa, principalmente por serem ricas em carotenóides, antioxidantes e fitoquímicos que ajudam a amenizar alguns sintomas e proteger a saúde da mulher nessa fase.

Frutas, verduras e legumes vermelhos, alaranjados e amarelos são importantes aliados da mulher no período da menopausa

Infusões

As infusões de ervas são importantes aliadas para equilibrar o sistema nervoso e tratar a ansiedade e depressão durante o climatério e a menopausa. Uma xícara quentinha de chá de erva-cidreira, camomila, lavanda, capim-santo ou sálvia, antes de dormir, ajuda a relexar e a descansar com mais qualidade. O chá feito a partir das folhas da amoreira ajuda a combater os desconfortos comuns da fase, e pode ser ingerido até duas xícaras ao longo do dia.

Infusões de ervas antes de dormir ajudam a relaxar e a dormir melhor, algo fundamental para a mulher na menopausa

Plantas afrodisíacas

Os alimentos afrodisíacos podem ajudar a melhorar a libido e trazer mais energia no dia a dia. O abacaxi, a canela, nozes e mel, além do gengibre, possuem nutrientes que podem indiretamente contribuir para o bem-estar e a disposição, influenciando na vida sexual na menopausa.

Comer abacaxi em pedaços pode ajudar a melhorar a libido durante a menopausa

A menopausa não precisa ser uma prisão ou uma tortura para a mulher. E, inspirada no Manual de Introdução de Ginecologia Natural da autora Pabla Pérez Martín, deixo aqui uma lista de conselhos para uma transição suave e gentil.

  • Junte-se a mulheres que estão vivendo a mesma fase;
  • Procure literaturas que abordem o arquétipo da mulher sábia;
  • Naturalize seu processo com a sua comunidade – converse com as pessoas próximas a você sobre isso;
  • Liberte-se da categoria doença (menopausa);
  • Conheça e faça uso das terapias naturais: chás, banhos terapêuticos, alimentação adequada, exercícios físicos (yoga é muito indicada);
  • Não deixe sua sexualidade de lado, sexo e masturbação são as melhores soluções para evitar secura vaginal.
A salvia officinalis em forma de infusão, é indicada, em forma de chá e de tintura, para ansiedade e depressão na fase do climatério e menopausa.

Logo Marilua
Conheça meus Livros