Climatério e Menopausa

//

Marilua Feitoza

Menopausa e climatério não são a mesma coisa. E aqui te explico a diferença entre esses dois momentos na vida mulher. E mais: formas de tratamentos naturais e gentis para passar por essa fase com tranquilidade e aceitação.

Quero começar te explicando a diferença entre os dois termos. A menopausa é o nome que se dá a última menstruação da mulher, é quando a mulher para de menstruar definitivamente. Para ter certeza de que você entrou, de fato, na menopausa, é necessário a ausência de menstruação por 12 meses consecutivos.

O climatério é o período que antecede a menopausa; e pode ser marcado por sintomas desconfortáveis, a exemplo dos calorões comuns nessa fase, ansiedade, depressão, secura vaginal, falta de libido entre outros.

Em síntese, o climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher. Essa fase de transição ocorre quando o período fértil termina, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários, em especial o estrogênio. O climatério pode ter início por volta dos 40 anos e pode durar até 15 anos, mas isso não é uma regra. É comum mulheres que já estão na menopausa ainda sentirem os efeitos do climatério. Assim, como é comum mulheres passarem pelo climatério sem sentir absolutamente nada.

No Ocidente, esse assunto ainda é considerado um tabu. No Brasil, o climatério e a menopausa são considerados doença por uma boa parcela das mulheres e da classe médica. Geralmente esse assunto está vinculado a uma excessiva valorização da juventude e da beleza, o que faz com que a sociedade sinta o envelhecimento como um problema.

Não é raro ver mulheres angustiadas e até mesmo envergonhadas como se a menopausa fosse um passaporte para uma vida menos plena, menos feliz e saudável. E é exatamente o contrário: a menopausa pode ser uma fase linda de novas descobertas e oportunidades.

O fato é que, a cultura ocidental e a oriental têm percepções divergentes sobre a menopausa. Várias culturas orientais veem na menopausa uma etapa da vida da mulher que deve ser reverenciada. É quando a mulher se volta para seu centro e a sua espiritualidade. Ela passa a ser a guardiã do conhecimento, e a transmitir as mulheres mais jovens, toda sua sabedoria. Para mim, faz todo sentido essa correlação entre a menopausa, a maturidade e a sabedoria.

Compartilho com você alguns tratamentos naturais para amenizar esses desconfortos físicos e emocionais que podem ocorrer nesse período.

Alimentação

Uma alimentação adequada nessa fase transitória da vida da mulher, ajuda bastante a conter os calorões, a ansiedade, dor de cabeça e, inclusive, a melhorar a libido.

Soja orgânica, linhaça, ervilha, lentilha, feijão, grão-de-bico, semente de girassol; cereais integrais em geral (arroz, quinoa, aveia); frutas e verduras vermelhas e amarelas, hortaliças e folhosas de cor verde, ovo cozido.

Infusões

Para equilibrar o sistema nervoso e tratar a ansiedade e depressão, indico as infusões da erva-cidreira, camomila, lavanda, mulungu, capim-santo, e, em especial, da sálvia officinalis, uma planta medicinal muito indicada para as mulheres que estão nessa fase de transição. A sálvia salva!

Plantas afrodisíacas

Abacaxi (comer a fruta em pedaços), artemísia absintum (infusão, vaporização do útero), ylang ylang (massagem com seu óleo essencial), canela (infusão e óleo essencial no difusor de ambiente), sálvia esclareia (massagem com seu óleo essencial), gengibre (comer fresco, ralado na salada).

Plantas reguladoras dos hormônios femininos

Infusão de: ginseng, camomila, folha de amora, sálvia officinalis, menstrato.

E inspirada no Manual de Introdução de Ginecologia Natural da autora Pabla Pérez Martín, deixo aqui uma lista de conselhos, para uma transição suave e gentil.

    • Junte-se a mulheres que estão vivendo a mesma fase;
    • Procure literaturas que abordem o arquétipo da mulher sábia;
    • Naturalize seu processo com a sua comunidade: converse com as pessoas próximas a você sobre isso;
    • Liberte-se da categoria doença;
    • Conheça e faça uso das terapias naturais: chás, banhos terapêuticos, alimentação adequada, exercícios físicos (yoga hormonal é muito indicada);
    • Não deixe sua sexualidade de lado, sexo e masturbação são as melhores soluções para evitar secura vaginal.

Se aceite, faça desta transição de vida, um ritual. Incorpore o arquétipo da mulher sábia, use a natureza a seu favor. A menopausa não é o começo do fim. É o início de uma vida mais plena, onde a sua maturidade e sabedoria, podem te guiar por caminhos mais seguros e felizes.

A salvia officinalis em forma de infusão, é indicada para ansiedade e depressão na fase do climatério e menopausa.

Um forte abraço!

Marilua

Donate
Address
Address

Donate Today