O picão-branco (Bidens alba), é um mato comestível e medicinal. Amplamente utilizado na medicina caseira, no Brasil. Sou apaixonada por essa planta e pelas outras variedades do mesmo gênero botânico.
O picão-branco, assim como o picão-preto (Bidens pilosa), tem propriedades medicinais e nutricionais que muita gente desconhece. Esta planta possui uma longa história de uso entre os povos indígenas, e já existem estudos científicos/farmacológicos comprovados sua eficácia.
A ficha técnica da planta é longa, por isso, resumirei aqui as propriedades que penso serem as mais interessantes, sobretudo para as hermanas que me acompanham por aqui.
Esta erva poderosa é um bálsamo para infecções urinárias, pois é diurética. Para tratar as doenças do trato urinário, a melhor forma é pela ingestão da infusão das folhas e o banho de assento, também feito a partir da infusão. Tome 3 xícaras de chá por dia e, se puder, banho de assento duas vezes ao dia.
O picão branco e o preto, são indicados para infecções vaginais, entre elas, a candidíase. O tratamento também é a partir da ingestão do chá e do banho de assento.
A planta é muito conhecida na medicina popular para tratar icterícia em bebês recém-nascidos: não poder dar o chá para o bebê tomar, é somente o banho.
O picão é bactericida, antiviral, trata distúrbios mestruais, é hepatoprotetor, combate verminoses, desinteria, diabetes entre outros. É tão impressionante como uma planta que nasce no mato pode ter tantas propriedades medicinais e ainda ser negligenciada.
Indico o livro ITF (índice Terapêutico Fitoterápico) e o livro Plantas Medicinais no Brasil, para quem desejar saber mais sobre o uso medicinal da planta; de forma segura, baseada na ciência e no uso das plantas pelos povos ancestrais e comunidades tradicionais.
O picão é PANC, uma planta alimentícia não convencional. Suas folhas são comestíveis e deliciosas! Eu sempre as uso no arroz e em caldos (come-se cozida ou refogada igual couve, crua não!). A nutricionista master das PANC, Irany Arteche, me ensinou a fazer um arroz verde com as folhas do picão que fica simplesmente maravilhoso! Anote a receita:
— Bata um punhado de folhas frescas do picão branco ou preto, com água, no liquidificador. Essa será a água do arroz. Refogue o arroz da sua maneira e acrescente a água verde. Simples, gostoso e nutritivo!
Algumas das propriedades nutricionais do picão: proteínas, lipídios, ferro, magnésio, zinco, fibras.
Um forte abraço!
Marilua Feitoza