Banho de assento anti-inflamatório e cicatrizante

//

jardineiro

O crajirú trata lacerações pós-parto, hemorroida e candidíase

Banhos de assento a partir de plantas medicinais são práticas seculares de uso terapêutico, sobretudo para o tratamento de doenças fúngicas e bacterianas da região íntima da mulher. Além disso, a depender da planta, o banho de assento torna-se uma importante ferramenta anti-inflamatória e cicatrizante.

O crajirú ou carajirú (Fridericia chica) é uma planta medicinal nativa do Brasil, com inúmeras propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, adstringentes e antioxidantes, amplamente utilizada na medicina tradicional indígena, ribeirinha e cabocla como forma de banho de assento. Suas folhas frescas ou desidratadas, em forma de chá, prevenim e tratam uma grande variedade de doenças ginecológicas, do sistema reprodutivo da mulher, herpes, hemorroidas, além de doenças venéreas masculinas.  

Saiba como preparar o banho de assento de carjirú.

Ingredientes 

  • Um bom punhado de folhas frescas ou desidratadas de crajirú 
  • 2 litros de água 

Modo de preparo 

Ferva água em uma panela de inox ou esmaltada. Assim que levantar fervura, acrescente a folhas de crajirú e deixe-as ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, abafe o chá com uma tampa e após amornar, transfira para uma bacia esterilizada.  

Forma de uso 

Coe e despeje o chá em uma bacia limpa, preferencialmente, destinada a banhos de assento e a banhos de ervas. Sente-se confortavelmente na bacia e repouse por 20 minutos.  

Dica: Por ser cicatrizante, adstringente e bactericida, este mesmo preparo pode ser usado para lavar feridas na pele, para bochechos e gargarejos. 

Deixe um comentário


Logo Marilua
Conheça meus Livros